Abertas as inscrições para<br>o seminário do PCP sobre<br>a Revolução de Outubro
CENTENÁRIO O PCP promove no dia 17 de Junho, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o seminário «Socialismo, exigência da actualidade e do futuro», integrado nas comemorações do Centenário da Revolução de Outubro.
A superação revolucionária do capitalismo é necessária e urgente
A iniciativa é aberta à participação de todos quantos o desejem, através de inscrição prévia junto da comissão organizadora. As inscrições deverão ser feitas até ao dia 31 de Maio para o endereço [email protected]. Um conjunto de oradores convidados intervirá sobre um vasto leque de temas seleccionados, sobre os quais será posteriormente dada informação.
No texto impresso no folheto agora lançado realça-se que com este seminário o PCP visa «pôr em evidência a importância e o significado histórico universal da Revolução de Outubro e do empreendimento pioneiro de construção de uma nova sociedade, liberta da exploração do homem pelo homem». A «extraordinária influência» da Revolução nos avanços libertadores alcançados pelos trabalhadores e os povos de todo o mundo ao longo do século XX» estará também em destaque.
Longe de ser uma iniciativa apenas voltada para a evocação de um acontecimento passado, o seminário, como o restante programa de comemorações, terá uma forte componente de denúncia do «aprofundamento da crise do capitalismo, a sua natureza crescentemente exploradora, opressora, agressiva, predadora» e da agudização das suas insanáveis contradições: torna-se, assim, «cada vez mais necessária e urgente» a superação revolucionária do capitalismo e a construção do socialismo e do comunismo.
Programa vasto
Iniciado a 28 de Janeiro com uma sessão em Lisboa, o programa das comemorações do centenário da Revolução de Outubro, promovido pelo PCP, decorre ao longo de todo o ano, culminando no Porto, a 9 de Dezembro, numa iniciativa com uma forte componente cultural. A 7 de Novembro, dia do centenário, realiza-se um grande comício em Lisboa.
Para além destas grandes iniciativas haverá um ciclo de debates e sessões temáticas, exposições, um programa próprio para a juventude e iniciativas em diversas áreas da cultura, do cinema à literatura, do teatro às artes plásticas. Estas comemorações terão igualmente expressão no Avante!, n' O Militante, na Internet e na Festa do Avante!.